“EXISTEM POSSIBILIDADES DE DATAS PARA ELEIÇÕES” – DIZ GOVERNO
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, garante que já existem simulações de datas para as eleições legislativas
Aristides Gomes que falava, esta sexta-feira (09), em Bissau, aos jornalistas depois da reunião do governo com os partidos políticos, diz ainda que é preciso consenso dos políticos para que o presidente possa anunciar a nova data das eleições.
“São possibilidades que existem mas é preciso o consenso dos partidos para que o presidente da república possa estar mais a vontade na apresentação de um decreto para a data das eleições”, afirma.
Aristides Gomes diz ainda que a reunião do governo com os partidos políticos visa discutir as questões ligadas ao processo e foi decidido que - a margem da lei - os partidos se reúnem e apresentem seus observadores junto do Gabinete Técnico do apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) para que possam internalizar o processo da realização do escrutínio”, explica.
“O contacto com os partidos políticos devem ser permanente porque é preciso que as regressa estejam claras e estabilizadas por isso estabelecemos reuniões periódicas e semanais assim que possível.
Entretanto, a margem da reunião, ouvidos pela imprensa, o vice-presidente do PAIGC, considerou que se estão a ser criadas, aos poucos, condições de entendimento a volta do processo eleitoral.
Sola Nquilin Na Bitchita, do PRS, disse terem proposto ao governo maior celeridade no processo de recenseamento para que se possa realizar as eleições o mais rápido possível.
Entretanto, Jorge Mandinga, do APU-PDGB, afirma que encorajaram o primeiro-ministro a continuar no caminho de diálogo.
O representante do MADEM-G15, Gibril Baldé, anunciou que seu partido quer a auditoria de todo o processo de recenseamento eleitoral.
De referir que durante a reunião, as partes decidiram continuar com este formato de encontro até o final das eleições.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Nautaram Marcos Có
- Created on .