ESPAÇO DE CONCERTAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL INSTA MULHERES A LUTAREM PELO RESPEITO PELOS SEUS DIREITOS
O espaço de Concertação Social da Sociedade Civil disse, hoje, que basta as proclamações oficiais da igualdade de género na Guiné-Bissau, e que as mulheres devem lutar pelo respeito dos seus direitos.
A ideia defendida, esta quinta-feira, pelo vice-presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, durante a cerimónia de homenagem a guineense Mussuba Canté, funcionária do ministério das Finanças, que foi distinguida pelo Centro de Liderança e Empoderamento da África Ocidental em Abuja – Nigéria em 29 de agosto passado.
O evento foi organizado pelo grupo das Mulheres e Jovens para Paz e Segurança da Guiné-Bissau.
Para Bubacar Turé o momento é de pôr em prática as leis proclamadas oficialmente sobre a igualdade de género.
“Quando falamos da igualdade de género muitas pessoas pensam que é questão das mulheres, mas a igualdade do género é um assunto da sociedade e é um problema nacional neste caso homem e mulher deve lutar de mãos dadas porque basta das proclamações oficiais da igualdade de género”, sustentou o vice-presidente da Liga.
A homenageada Mussuba Canté mostrou a dedicação das mulheres guineenses no contexto africano principalmente no resto do mundo.
“Cada vez mais as mulheres guineenses têm demonstrado as suas capacidades e esforços sobretudo no contexto africano que não é fácil romper a barreira a fim de conseguir as conquistas”, revelou a homenageada.
Por seu turno, a coordenadora Nacional da WANEP-GB, Dionísia Cabral Indeque, disse que a distinção da guineense vem cobrir a má imagem que a Guiné-Bissau tem vindo a ser conotado, devido ao suposto tráfico de droga.
“Com esta distinção da doutora Mussuba Cande vem limpar a má imagem da Guiné-Bissau no tão falado envolvimento das autoridades na situação de droga ainda bem sendo uma homenageada na senda africana. É um orgulho para nós”, acrescentou Dionísia.
O empoderamento económico-social e a igualdade das mulheres são fatores determinantes e cruciais para que a Guiné-Bissau tenha sucesso e tranquilidade.
Mussuba Cante é a diretora da agência de supervisão da atividade de Poupança e Microcrédito e presidente do Comité Nacional de Seguimento e Implementação da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira.
Imagem & Texto: Marcelino Iambi
- Created on .