ENDA E FFGB RUBRICAM ACORDO DE PREVENÇÃO DO VIH NO MUNDO DE FUTEBOL

 A ONG ENDA e a Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) rubricaram hoje (23/7) um protocolo de acordo para desenvolver actividades de reforço de capacidade e prevenção combinado no mundo de futebol.

Na ocasião, o director nacional da ENDA Mamadu Aliu Djaló afirmou que a Guiné-Bissau “é considerado um dos países com maior prevalência de VIH/ sida a nível de africa ocidental”.

“ O objectivo é contribuir tendo em conta que a nível da Guiné-Bissau, considera-se que a prevalência de VIH/sida é das mais elevadas a nível de Africa Ocidental e central e ao esmo tempo, é o país que tem dado poucas respostas no que refere luta contra VIH/ sida”, diz para depois realçar que “ essa oportunidade surgiu porque constatamos que as pessoas que praticam futebol estão na faixa etária mais atingida pela doença, razão pela qual associamos à federação nessa luta”.

Entretanto, o presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau Manuel Irénio Nascimento Lopes apelou aos jovens guineenses a realizarem testes de rotina para despiste de VIH/ sida

“ É bom que todos os jovens façam teste de VIH/sida sem complexo para evitar o contágio a outras pessoas”, aconselha, para depois garantir que a federação tudo fará para ajudar com os medicamentos anti-retrovirais se necessário.

A ENDA tem como missão acompanhar as populações particularmente os grupos vulneráveis ou populações chaves, na defesa dos seus direitos de acesso à informação e de serviços de saúde adequados.

Por: Nautaran Marcos Có

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più