Covid 19: “É UMA FALSA IDEIA DE QUE HÁ UMA REDUÇÃO DOS NÚMEROS DE CASOS NO PAÍS”, ALERTA COMISSÁRIA

A comissária Nacional da Luta Contra a Covid 19 na Guiné-Bissau, Magda Robalo e Silva, alerta que o país não poderá dar resposta a pandemia se não conseguir aumentar o número das pessoas identificadas com suspeita do vírus

Magda falava, hoje (01 de Julho), aos deputados da nação que discutem a evolução da doença no país, que oficialmente já matou 22 pessoas. Na mesma ocasião, Magda sustenta que é crucial a intervenção dos deputados sendo que alguns guineenses continuam ainda a recusar em fazer teste porque “as pessoas não estão suficientemente interessadas em conhecer o seu estado de saúde”.

Apesar disso, Magda admite que em parte a culpa é das autoridades sanitárias que não conseguem produzir resultados a tempo.

“Se não conseguirmos conhecer a situação da pandemia na Guiné-Bissau não vamos poder lutar adequadamente contra esta pandemia, sustenta.

Magda Robalo, antiga ministra da saúde, alerta ainda que “é uma falsa ideia de que há uma redução no aumento dos números de casos de infecção na Guiné-Bissau”

“O baixo numero dos recuperados actualmente tem a ver com a questão do laboratório (…) a evolução dos números dos casos dá a entender que acelerou, aumentou e que agora está a aumentar mais lenta. Não é verdade. A única coisa que está a acontecer é que nós não estamos a saber que está a aumentar o número de casos porque não estamos a atestar”.

Magda Robalo disse ainda que “na Guiné-Bissau as pessoas não se sentem ameaçadas e não têm a noção do risco que correm com esta pandemia mas isto é porque a informação não está a ser veiculada como deve ser”

A comissária Nacional da Luta Contra a Covid 19 na Guiné-Bissau disse aos deputados que o país depara com problema “muito grande” de oxigénio, fundamental na recuperação dos infectados pela Covid 19. A capacidade de internamento está reduzida.

“O problema é que o oxigénio tornou-se o nervo da guerra e nenhum país vende o oxigénio. O oxigénio tornou-se o ouro neste momento. Estamos ainda a espera do material para a recuperação da fábrica do Hospital Nacional Simão Mendes ainda de um técnico para a recuperação da fábrica do hospital de Cumura «da diocese de Bissau», explica”.

Os deputados da nação discutiram, hoje (01 de Julho), a evolução da pandemia da Covid 19 e o Comissariado Nacional de Luta contra a pandemia no país reafirma que o país ainda corre risco de contaminações em grande escala e por isso seria importante a mobilização dos guineenses a fazerem teste voluntariamente.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più