Cooperação: UE MANIFESTA VONTADE DE SER PARCEIRO ESTRATÉGICO DA GUINÉ-BISSAU

A União Europeia (UE) reafirmou a sua disponibilidade em ser um parceiro estratégico da Guiné-Bissau e acompanhar o país no caminho para o futuro.

A posição foi transmitida esta terça-feira, 30 de setembro, pelo embaixador da União Europeia em Bissau, Federico Bianchi, após um encontro com o primeiro-ministro da Iniciativa Presidencial, Braima Camará.

Segundo o diplomata, a reunião foi “muito importante” para analisar de forma prática e concreta os eixos da parceria entre a União Europeia e a Guiné-Bissau, sobretudo nos setores prioritários para o desenvolvimento nacional.

“Uma das mensagens centrais é que a União Europeia quer continuar a ser um parceiro estratégico da Guiné-Bissau e acompanhar o país no caminho para o futuro”, sublinhou Bianchi.

No que diz respeito às eleições legislativas e presidenciais de 23 de novembro, o embaixador revelou que a UE recebeu um convite oficial das autoridades guineenses para enviar uma missão de observação eleitoral, proposta que está atualmente a ser avaliada em Bruxelas.

“Recebemos o pedido para uma missão de observadores eleitorais e estamos a estudar este pedido”, acrescentou o diplomata europeu.

A União Europeia é ainda um dos principais financiadores do processo eleitoral na Guiné-Bissau. Para o escrutínio deste ano, as autoridades nacionais comprometeram-se a assegurar 90% dos custos, contando com a contribuição dos parceiros internacionais para o restante.

 

Por: Marcelino Iambi

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più