BCEAO CAPACITA TÉCNICOS NACIONAIS NA MATÉRIA DE INCLUSÃO FINANCEIRA
A conselheira e igualmente representante do director nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) disse, esta segunda-feira, que a inclusão financeira constitui actualmente uma questão de “estrema” importância para o desenvolvimento a nível mundial em particular dos países africanos
Zenaida Lopes Cassamá preferiu estas declarações à imprensa momento depois de a abertura do seminário nacional de divulgação do documento-quadro da política e estratégia regional de inclusão financeira na UEMOA onde afirma, no entanto, que a inclusão financeira tornou-se num elemento catalisador do crescimento económico.
“É normal que a estratégia da inclusão financeira seja colocada no centro de todas as políticas de desenvolvimento que visam a aceleração do crescimento económico, a redução da pobreza e a redução de desigualdade social”, defende.
Segundo Zenaida Cassamá, o documento-quadro tem por objectivo criar uma visão partilhada da inclusão financeira a nível da zona UEMOA e definir as prioridades para a promoção do acesso das populações aos serviços financeiros nos próximos cinco (5) anos.
“Este documento traça as estratégias que visam melhorar o acesso a utilização e qualidade dos serviços prestados a população alvo (com fraca educação e financeira) da UEMOA”, explica.
Entretanto ouvimos um dos participantes no encontro Wilqueia Simenate, que disse que este documento terá um grande impacto no país desde que seja aproveitar estes impactos.
“Devemos ter a nossa estratégia nacional para podermos usufruir dos impactos provenientes desta estratégia nacional. Devemos promover o sector do micro finanças porque não se pode falar da inclusão financeira e nem a bancarização se não tivermos em conta o sector do micro finanças. A apresentação que assistimos agora mostra que 18% de bancarização ao nível da UEMOA provém de sector do micro finanças”, aconselha Wilqueia que disse o sector do micro finanças na Guiné-Bissau deve ser promovido para que possa usufruir das vantagens provenientes da inclusão financeira.
O referido seminário enquadra-se na preparação da organização da mesa redonda com os parceiros técnicos e financeira na UEMOA, que terá lugar em Dakar no próximo mês de Outubro, na qual juntou os representantes das diferentes instituições públicas e privadas e os parceiros técnicos e financeiros do banco nacional.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos
- Created on .