BACIRO DJÁ QUER DIGNIFICAÇÃO DA CARREIRA DIPLOMÁTICA
O Primeiro-ministro considerou que os grandes objectivos fixados na política externa e cooperação internacional serão dificilmente alcançados se não se trabalhar na dignificação da carreira diplomática.
Baciro Djá que falava ontem no acto encerramento do IVº encontro dos embaixadores da Guiné-Bissau disse igualmente que o rigor, a eficácia, a qualidade de serviço prestado, a formação e o estar ao serviço do país, são valores que alicerçam a dignidade da carreira especial dos diplomatas.
O chefe do governo diz ainda que é a preocupação do governo promover e proteger as comunidades guineenses no exterior, adiantando que “ requer neste domínio, o empenho do pessoal diplomático e consular”.
Por outro lado, o chefe do executivo sublinhou que é necessário a reestruturação de todos os quadros de diálogo político com os parceiros internacionais tendo em vista uma cooperação para o desenvolvimento mais dinâmico e frutuosa. “ Igualmente é necessário prosseguir os esforços para restaurar o contrato de credibilidade com a comunidade de parceiros internacionais, melhorara a imagem externa do país, e promover as suas potencialidades e oportunidades de negócios”, diz.
De referir que durante os três dias de encontro, os embaixadores recomendaram entre outros pontos dotação da diplomacia guineense de nova estratégia de acções com vista a torna-la mais dinâmica e eficiente na prossecução dos desígnios nacionais no plano externo e alinhavar um subsídio de política para a diáspora e submete-lo a aprovação do governo.
Por: Nautaran Marcos Có
- Created on .