ALTA COMISSÁRIA DISSE QUE COVID 19 É UMA OPORTUNIDADE REAL DE REFORÇO DO SISTEMA DE SAÚDE
A Alta Comissaria para Covid-19, Magda Robalo, disse, hoje, que a pandemia do novo coronavírus é uma oportunidade real de reforço do sistema de saúde na Guiné-Bissau.
A antiga ministra da Saúde Pública, agora a alta responsável pela gerência da pandemia na Guiné-Bissau, revelou que durante este período da pandemia, A Guiné-Bissau conseguiu 8 incineradores, uma fábrica de oxigénio, um aparelho de TAC (Tomografia Axial Computorizada) um aparelho de Raio X fixo e 11 móveis, 15 ambulâncias, cinco viaturas todo-o-terreno e quatro morgues.
Na sua publicação esta sexta-feira na rede social facebook, Magda Nely Robalo diz que a semana agora a findar foi intensa de trabalho: para além das discussões com o Fundo Monetário Internacional realizou-se varias reuniões com os parceiros como o PNUD, OMS, Banco Mundial, UN Habitat, PAM e o Ministério da Saúde Publica para sistematizar, coordenar e tornar eficientes os vários apoios no domínio da aquisição de materiais e equipamentos.
A mesma estratégia visa ainda manutenção destes materiais e a formação do pessoal para contribuir no reforço do sistema de saúde pública.
Segundo dados oficiais, a Guiné-Bissau registou mais três novos casos de infecção pelo novo coronavírus no total de 248 testes realizados, nenhum óbito e 627 casos activo.
Desde o início da pandemia, a Guiné-Bissau registou 6115 casos positivos, das quais 5,347 são dados como recuperados e 135 vítimas mortais.
Por: Braima Sigá
- Created on .