GUINÉ-BISSAU DESTACA NO RELATÓRIO DE BOA GOVERNAÇÃO AFRICANA
A Guiné-Bissau destaca no relatório do Índice Ibrahim de Boa Governação Africana 2018 publicado, esta segunda-feira (29)
A Guiné-Bissau ocupa o lugar 43. Com este número de acordo com relatório a Guiné-Bissau mostra uma melhoria significativa destaca o relatório que avança ainda que governação global dos países africanos continua, em geral, numa trajectória ascendente, mas o progresso está a ser impulsionado por um grupo de 15 entre 54 países.
O documento mostra que o índice alcançou a pontuação mais alta dos últimos dez anos desde 2008, somando 49,9 numa escala de 100, mais um ponto em relação aos 48,8 pontos de 2008.
Esta melhoria na governação ao longo da década foi verificada em 34 países representativos de 71,6% da população africana, mas não foi acompanhada por 18 países que pioraram a pontuação registada há 10 anos atrás.
Os autores do estudo concluíram que o progresso tem sido irregular e que, após um período de estagnação entre 2010 e 2014, a pontuação média só voltou a subir graças ao desempenho de 15 países, que disparou nos últimos cinco anos.
O relatório conclui que os principais factores da governação pública são um equilíbrio entre as dimensões de governação e um "foco mais forte na responsabilidade, nos direitos dos cidadãos e no bem-estar social".
O Índice Ibrahim de Governação Africano (IIAG) mede anualmente a qualidade da governação em 54 países africanos através da compilação de dados estatísticos do ano anterior.
Por: Redação
- Created on .