“A NOSSA VIDA DEVE SER VIVIDA SÓ EM COMUNHÃO COM DEUS”, Bispo de Bissau Dom Camnaté Nabissin
A Igreja Católica guineense celebrou hoje (9) a quinta-feira santa no qual é celebrada a Missa na Ceia do Senhor, que recorda de forma especial a Última Ceia.
É neste dia que é celebrado também a eucaristia onde é consagrado o óleo de crisma, bênção de óleos de catecúmeno e dos enfermos e onde igualmente os padres renovam suas promessas sacerdotais.
Na homilia da missa celebrada na catedral de Bissau, Bispo Dom José Camnaté Nabissim disse que a nossa vida deve ser vivida só em comunhão com Deus.
“ (….) A nossa vida deve ser vivida só em comunhão com Deus como sinal de missão. Devemos partilhar com todos os nossos irmãos o óleo da misericórdia, de perdão e da consolação. A nossa sociedade, infelizmente está a degradar cada dia mais, estragando os valores que a nossa cultura e tradição tinha, com a criação de grupo de máfia em todas as instituições e camadas sociais só para favorecer o clima de confusão, de desconfiança e ódio com a finalidade de explorar os outros colocando dinheiro acima de tudo”, diz o Sacerdote.
Por outro lado, pediu aos padres que segam testemunhas fiéis do evangelho e que procurem viver para Deus e só nele para depois assegurar que “ Deus nos peça que derramemos na nossa terra, óleo de fé, de oração, de solidariedade, de justiça e do diálogo franco e sincero que vem de boa educação e que cria consciência recta”.
“ Só nestas condições é que podemos levar o óleo do enfermo para curar os doentes, curar as feridas em vários corações e só nestas condições que vamos poder levar óleo dos catecúmenos para formar as comunidades que alimentam suas vidas com a palavra de Deus, tornando assim santuários de Deus para as nossas famílias e a sociedade”
Por fim, pediu a DEUS que liberte o povo do sofrimento que está a viver para acabar com os males.
“ Ao nosso povo, peço que roguem a Deus a não nos abandonar neste sofrimento mas que console os que mais sofrem”, pediu.
Sagrada Quinta-feira é a quinta-feira que antecede a celebração da morte e ressurreição de Jesus. É o quinto dia da Semana Santa no cristianismo ocidental. É neste dia que se comemora o lava-pés e a última Ceia de Jesus com seus apóstolos segundo o relato dos evangelhos canónicos
Por: Nautaran Marcos Có